当前位置:首页 > 生物科技 > 正文
巴西政府将建马黛茶的遗传数据库助力良种选育
浏览3558+

巴西帕拉那州(Paraná)是巴西马黛茶的最大产地,最近该州的州政府宣布将建立一个马黛茶的遗传种质数据库,任何人用自己的电脑都可以进入数据库查询,帮助农民选择优良的种子。
玛黛茶Yerba mate,巴拉圭冬青(学名:Ilex paraguariensis),为冬青科冬青属植物。原产于南美洲的亚热带地区,包括阿根廷北部、巴拉圭、乌拉圭、巴西南部及玻利维亚。将巴拉圭冬青干燥的叶片浸泡在热水中,所泡出来的茶汤称为玛黛茶(Yerba mate,中国大陆地区翻译成“马黛茶”)’、巴拉圭茶(Paraguay tea)、巴西茶(Brazilian tea),含有咖啡因、鞣酸,是一种兴奋饮料,其咖啡因含量比等量的绿茶稍高,收敛性较茶弱(维基百科)。
以下是视频全文

Uma novidade irá ajudar no cultivo da erva mate no Paraná. Um banco de dados genéticos vai mapear as plantas com melhor produção de sementes. Tudo para garantir um futuro mais produtivo para a cultura.

Há 40 anos, o agricultor Antônio da Cruz trabalha com agricultura familiar. Ele tem uma pequena propriedade na área rural de São Mateus do Sul, onde planta um pouco de cada cultura. A esposa e a filha do produtor ajudam na lavoura. O cultivo da erva-mate garante a diversificação da renda.

“A gente tem um pouco de feijão, um pouco de milho e um pouco de fumo, que têm um gasto. O gasto da erva-mate é a limpeza e a tarefa de fazer. O que vem daí, pode se dizer que é um pouco de lucro”, avalia Cruz.

O município, com uma área de 12,6 mil hectares, é o segundo maior produtor de mate do Paraná. Nos últimos três anos, o preço paga ao produtor subiu de R$ 0,45 para R$ 1. Esse aumento serviu de motivação para aumentar a área plantada, que deve chegar a 10% a mais em relação a 2015.

Cerca de três mil famílias ervateiras colhem por ano 56 mil toneladas de folhas verdes. Quatro indústrias instaladas na cidade recebem a matéria-prima e beneficiam a erva, para ser enviada para consumidores de todo mundo. A erva é usada em diversos chás e no chimarrão.

A fábrica de Adão Staniszewski produz 60 mil quilos por dia. “Para exportação, precisa ser uma erva suave, sombreada e tem que ter pelo menos 40% de mata nativa em cima da erva-mate”, explica.

A produção de sementes é uma das preocupações dos ervateiros. De cada dez apenas uma semente germina. Por isso, eles se organizam para criar um banco genético do mate. A ideia é cadastrar as melhores plantas sementeiras para preservar as matrizes.

O secretário de Agricultura de São Mateus do Sul José Licheski diz que as espécies mais produtivas serão catalogadas. As informações estarão disponíveis em um programa de computador, o que irá facilitar a comercialização das boas sementes. “As melhores erveiras produzem menos sementes. Então, achar uma erva-mate que produza bastantes e sejam boa é uma raridade. O banco vai ajudar a identificar as erveiras de boa qualidade e que são as nossas que produzem também bebida de boa qualidade”, diz.

O Paraná é o estado que tem a maior área extrativa de erva-mate do país.


欢迎转载,务请注明来源,不注明来源的拒绝转载

Warning: Use of undefined constant single - assumed 'single' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /var/www/html/curasino.com/web/wp-content/themes/funUIUI/single.php on line 23